quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Chamada


Roteiro para curta metragem

Chamada

Observações iniciais:

As caixas utilizadas devem ser bastante grandes e potentes, do tipo empilhável, como as de um P.A. de show; as placas de energia solar devem ser normais e não muito grandes; as baterias devem ser como as de caminhão; os celulares, assim como os homens e a caminhonete, devem ser ordinários.

Seqüência 1: Salar

Cena fixa e longa de um deserto de sal (salar de Uyuni). A paisagem é vazia e vasta; som forte de vento. Uma caminhonete entra pela direita do quadro e pára no meio da cena. Dois homens descem e começam a tirar quatro grandes caixas de som da caçamba. Depois de empilhá-las ao lado da caminhonete, um dos homens pega um amplificador, coloca-o sobre uma banquetinha e começa a ligar os cabos. O outro homem pega uma bateria e um pequeno sistema de placas solares e começa a montá-los. Terminada a instalação do sistema de energia solar e ligados os fios das caixas, um dos homens tira um celular do bolso, liga-o na energia, conecta-o a um cabo que vem do amplificador e disca um número.

Seqüência 2: Praia

Lenta panorâmica de uma imensa praia deserta, começando no mar e movendo-se para a direita. Após seis segundos, um toque de telefone começa a ser ouvido e vem somar-se ao barulho do mar. No fim do movimento, a câmera enquadra um conjunto de caixas de som igual ao que foi montado no deserto de sal, com um celular tocando a frente, apoiado sobre um pedestal metálico. Os auto-falantes estão virados para o mar. Após mais dois toques do insistente aparelho, um homem entra em cena e aperta o botão de atender, sem retirar o telefone do pedestal. Um som alto de vento entra em cena. O homem fica olhando para as caixas durante uns 7 segundos, escutando o vento, antes de sair de quadro. O som de pessoas entrando em carros e indo embora pode ser ouvido tanto pela caixas de som como por detrás da cena, enquanto a câmera continua observando o conjunto de equipamentos isolado na praia. Os carros se afastam e restam apenas os sons de mar e de vento.

Seqüência 3: Salar

Cena do mesmo ângulo da Seqüência 1, com as caixas no deserto, agora sozinhas, sem caminhonete nem homens. Sons de vento e de mar.

Fim


Nenhum comentário: