quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Movimento de câmera


O projeto Movimento de Câmera consiste em plantar uma Palmeira Imperial (já com dois ou três anos de vida), instalar uma câmera de vigilância próxima a seu topo, ligar a câmera permanentemente a um ou mais monitores e, a partir disso, originar um contínuo e lentíssimo movimento de câmera: um “tilt up” de 40 a 50 metros com mais de 100 anos de duração. Trata-se, pois, de um projeto de longo prazo, em que a natureza realizará um movimento cinematográfico de suavidade impensável para qualquer maquinaria de cinema ou vídeo já inventada. Um movimento de câmera absolutamente imperceptível ao olho, embora concreto e irrefutável, estruturado sobre um tempo insuportavelmente dilatado.

A idéia é realizar a instalação em três cidades brasileiras (a definir), e ter a imagem não apenas em monitores ao pé de cada palmeira, mas também em um site na Internet, onde a lenta subida das imagens - bem como as transformações das cidades - possam ser acompanhadas por qualquer pessoa, de qualquer lugar, ao longo dos anos.

Numa situação ideal, o projeto poderia ser repetido em diversas cidades do mundo, com todas as cenas transmitidas simultaneamente para a mesma página da Internet, estabelecendo um encontro de imagens e sons ao vivo, em pleno e duradouro movimento.

Um comentário:

benites disse...

Olá Gustavo, ótima idéia...
Admiro as palmeiras imperiais - qdo. conseguir tocar o projeto e se precisar de alguém... de um toque... sou da área de produção de cinema e vídeo.
benites51@hotmail.com

gde. abraço!!!