quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Buraco Negro

Projeto de instalação para o 14º Salão da Bahia – MAM da Bahia – Solar do Unhão.


A idéia básica deste projeto é captar diversos sons espalhados pelo espaço do Solar – mar, árvores ao vento, o interior da capela, tábuas do assoalho, carros passando pelo paralelepípedo, dutos de ar condicionado, salas de exposição, espaços de escritório, restaurante, pátio etc – e transmiti-los ao vivo para um pequeno espaço escuro onde só cabe uma pessoa. Uma espécie de super condensação do espaço cognitivo, um buraco negro sonoro.

Os microfones ficariam espalhados por toda parte, com os fios indo em direção ao “ponto de escuta”, um cilindro negro acusticamente isolado com as paredes repletas de autofalantes.

Tecnicamente, trata-se de algo bastante simples, necessitando de aproximadamente 48 microfones comuns (de modelos variados), 3 amplificadores para headphones tipo Behringer HA800 ou similar, 40 autofalantes comuns de 3” e muitos metros de fio. A sala/cabine pode ser construída em MDF, desde que seja feito um tratamento para isolamento acústico. A forma e as dimensões podem variar conforme o espaço disponível.

Nenhum comentário: